28 de outubro de 2009

Pátio Interno



Diagnóstico do Pátio

manhã e tarde

1- Aspectos técnicos:

· Conforto térmico: Praticamente toda a extensão do pátio é descoberta, com exceção dos caminhos que levam aos laboratórios e a área onde estão os sofás, sendo assim as condições climáticas influenciam diretamente no uso desse ambiente. Em dias de chuva o espaço se restringe e em dias de frio torna-se inviável.
· Conforto acústico: Apesar de ser um ambiente aberto e possuir uma acústica frágil (de fácil interferência), os prédios que o cercam geram uma boa proteção aos ruídos externos e permite que a acústica local seja boa.
· Iluminação: Durante a manhã a iluminação natural é excelente e exclui a necessidade do uso de lâmpadas, no entanto, durante a noite a iluminação artificial é essencial para possibilitar o uso do pátio.


2- Aspectos de uso: Em dias rotineiros os alunos usam o pátio como passagem e aproveitam a parte coberta onde estão os sofás para realizar um bazar pendurando roupas em um varal improvisado amarrado nas pilastras. O pátio funciona como um complemento aos ambientes que estão próximos – Lounge do Profeta, laboratórios, DA, em dias de festas por exemplo as pessoas aproveitam para ficar ao ar livre. O espaço seria melhor utilizado se a cantina funcionasse e houvessem mais bancos para os alunos se acomodarem.

3- Aspectos formais:

· Conformação espacial: O pátio é um espaço predominantemente aberto localizado entre os prédios que comportam as salas de aulas e os laboratórios.
· Materiais: É constituído basicamente por alvenaria e vegetação.
· Mobiliário: Possui um pufe e dois sofás em más condições de conservação e três bancos, sendo dois de alvenaria e um de aço.
· Articulação com espaços adjacentes: O pátio é um espaço que atualmente depende dos outros que estão próximos para sua existência.

4- Noite

Durante o horário noturno, além dos problemas encontrados durante a parte da manhã e tarde, há a falta de iluminação que inibe os alunos ainda mais de usarem esse espaço.

5-Aspecto Histórico

O pátio interno sempre foi utilizado pelos alunos e professores como espaço complementar da cantina, DA e lounge do profeta e para abrigar as festas como recepção dos calouros e halloween. Antigamente, quando havia na EA um restaurante era maior o número de pessoas que freqüentavam o pátio interno.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário