1 de setembro de 2009

Deriva (Situacionismo)

" A deriva seria uma apropriação do espaço urbano pelo pedestre através da ação de andar sem rumo".

"As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica de andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Todas as casas são belas. A arquitetura deve se tornar apaixonante. Nós não saberíamos considerar tipos de construção menores. O novo urbanismo é inseparável das transformações econômicas e sociais felizmente inevitáveis. É possível pensar que as reinvidicações revolucionárias de uma época correspondem à ideia que essa época tem da felicidade. A valorização dos lazeres não é uma brincadeira. Nós insistimos em que é preciso inventar novos jogos"

(Internacional Situacionistas)




Os membros da I.S. acreditavam que a real satisfação dos desejos humanos só seria alcançada por situações criadas pela consciência desses, tendo a cidade como cenário. Pretendia inovar a apropriação da cidade e propôs o uso dos territórios através da participação ativa de seus habitantes através da prática da Deriva, um jogo cheio de aventuras.

O grande jogo da Deriva pretendia transformar a vida cotidiana, com o objetivo de desnudar a cidade de maneira divertida.

http://www.pontodevista.jor.br/
http://arquivosnavegantes.blogspot.com/2007/05/internacional-situacionista-celma-paese.html
http://picturebook.nothingness.org/images/situgraphics/nakedcity.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário